CAPS (Centros de Atenção Psicossocial)

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS CIDADE DAS FLORES

 

 

 

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são  serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar (internação).

Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários; monitorar casos de distúrbios mentais leves e moderados diariamente, evitando assim a superlotação dos hospitais psiquiátricos; Adotar métodos terapêuticos que envolvam a inserção do portador de distúrbio mental na sociedade, através de ações conjuntas com outros órgãos.

De acordo com a Portaria nº 336, de 19 de fevereiro de 2005, Goianira possui a modalidade de CAPS I para atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

Os CAPS são responsáveis pela maior parte do atendimento prestado ao paciente psiquiátrico da cidade. Antes de entrar no sistema, o paciente passa por uma triagem feita por um profissional ligado ao serviço. Uma vez aceito, passará por Acolhimento, que tem sido a porta de entrada para o tratamento no CAPS. O usuário pode chegar prontamente, portando seus documentos pessoais, Cartão SUS e comprovante de endereço; sem agendamento e iniciar seu tratamento na unidade.

 

Estamos situados à Rua José de Paula Ramos, quadra 15, APM 01, Setor Sul e funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8hs as 18hs. Telefone: 3593-0218.