PSE (Programa Saúde na Escola)

PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA – PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação com objetivo de promover saúde e educação integral.

A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação implica colocar em questão serviços que estão se relacionando ao padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços com ações que serão realizadas durante o ano.

                                                AÇÕES PERMANENTES 

  1. Prevenção às drogas;
  2. Prevenção gravidez na adolescência;
  3. Saúde sexual (DST/AIDS);
  4. Saúde bucal;
  5. SAÚDE OCULAR;
  6. Alimentação SAUDAVEL (AVALIAÇÃO NUTRICIONAL);
  7. AVALIAÇÃO ANTOPOMÉTRICA;
  8. ATUALIZAÇÃO DE CALENDÁRIO VACINAL;
  9. AVALIAÇÃO PSICOLOGICA;
  10. PATRICAS CORPORAIS;
  11. PROMOÇÃO DA CULTURA DA PAZ E PREVENÇÃO DAS VIOLENCIAS;
  12. COVID 19.

Ocorre que cada tema proposto como meta das atividades do Programa, requer que além das orientações dadas através de palestras e outros meios, haja a identificação da população vulnerável relativa ao tema estudado; poderão ser desenvolvidas na própria escola, pela equipe responsável pelo PSE local, através do apoio e da mediação da coordenação pedagógico das escolas para estas e outras providências.

Em casos de complexidade em que a orientação e informação não surtirem efeito, os indivíduos vulneráveis poderão ser encaminhados as unidades básicas de saúde UBS.